Compras governamentais geram oportunidades à micro e pequena empresas

Maurício Zanin
Ascom

No cenário econômico brasileiro, as micro e pequenas empresas (MPE) representam 99% dos empreendimentos nacionais e 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Fortalecido, o setor reúne 7,4 milhões de empresas integradas ao Super Simples e emprega 11 milhões de trabalhadores com carteira assinada. “Entre tantos desafios para crescer, os empresários podem encontrar nas licitações governamentais uma oportunidade de grandes e bons negócios”, afirmou o consultor de Compras Governamentais para o Sebrae Nacional, Maurício Zanin, ao proferir a palestra de abertura da quarta edição do Congresso Norte Nordeste da Pequena Empresa e do Microempreendedor Individual.

O evento realizado9 no auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na rodovia Ilhéus-Itabuna, contou com a presença de especialistas, gestores públicos, estudantes e empresários. Caravanas do Espírito Santo e Alagoas também vieram ao sul da Bahia, trazendo cerca de 100 participantes para congresso.

Formado em Administração Pública pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Maurício Zanin ensina como a MPE pode fornecer para a administração pública com riscos reduzidos. Também dissemina a estrutura de portais de compras e da experiência brasileira no exterior, em países como Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, França e Estados Unidos. Para conscientizar sobre a necessidade de proatividade para crescer, ele questionou a plateia: “Quantos aqui já tomaram a iniciativa para vender aos governos?”. Depois, destacou: “A pessoa mais importante para fazer esse trabalho de desenvolvimento de políticas públicas está aqui, hoje, porque o que muda uma realidade, não é uma lei. São as pessoas”.

Alguns empreendedores presentes ao evento são exemplo dessa atitude sugerida pelo técnico. A estudante de Ciências Contábeis, Jaqueline Cunha de Oliveira, de Ilhéus, já está formalizada como microempreendedora individual e abriu uma empresa de peças e acessórios e manutenção de aparelhos de refrigeração. “Estou dando os primeiros passos na empresa, há menos de seis meses de formalizada, mas já vislumbro a possibilidade de atender a clientes de empresas públicas também”, afirma.

O estudante de administração, Calele dos Santos, de Itabuna, foi ao evento em busca de conhecimento para abrir uma empresa de consultoria empresarial. “O domínio de todos esses temas, como políticas públicas, compras governamentais e financiamentos, é importante para meu objetivo”, explica.

Assim como outros microempresários no auditório, Auri Azevedo, de Itabuna, veio interessado em temas como as compras governamentais e também as linhas de crédito para o pequeno negócio. Ele faz sucesso no segmento da gastronomia, com o empreendimento Empadinhas da Vovó. Para expandir o negócio, foi além das saborosas empadas, criando cardápios completos para outras refeições, além do lanche. Já tem um ponto de venda em local estratégico, no comércio, e uma parceria com um hotel para a terceirização do café da manhã para hóspedes e clientes em geral.

O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba), Valdir Ribeiro, afirmou que o evento é uma grande oportunidade para rever a aplicação de instrumentos eficazes de desenvolvimento econômico. “Este é o momento de dialogarmos com a sociedade”.

Participaram da abertura, a coordenadora da Unidade Regional do Sebrae, em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, e o analista técnico Michel Lima. Para os representantes do Sebrae, é importante a participação dos microempreendedores individuais e microempresários, para que possam esclarecer dúvidas e ter pleno conhecimento dos benefícios da Lei Geral para o desenvolvimento econômico da região.

Programação - Outros temas em destaque no congresso tratam de linhas de crédito dos bancos oficiais (Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Desenbahia). Além disso, serão discutidas questões como políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar; desenvolvimento sustentável local; e a importância da sustentabilidade para a pequena empresa. Os participantes poderão conferir ainda a palestra motivacional do consultor paranaense João Carlos de Oliveira, intitulada “Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados”.